APLICAÇÃO
DE JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL
Segundo
Piaget (1978), a construção de estruturas mentais desenvolve a aquisição do
conhecimento e, nesse sentido, a brincadeira, enquanto processo assimilativo,
participa do conteúdo da inteligência, igual à aprendizagem e também é compreendida
como conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo
prazer que lhe dá. O brincar desperta a imaginação, abrindo novas
possibilidades de aprendizagem, pois, neste estágio, a criança tem liberdade de
criar, imaginar e é por meio da ludicidade que a criança exterioriza seus
anseios e imita o mundo dos adultos.
QUEBRA-PALAVRAS
Fonte:
Nylse
Helena Silva Cunha: Criar para brincar, 2008.
O
jogo quebra-palavras objetiva estimular o aluno com deficiência intelectual o interesse
por letras e palavras, composição de figuras e palavras, reconhecimento de
letras, ordenação das letras na palavra.
Descrição:
Pedaços de papel cartão com 15cm de altura e comprimento de acordo com a
extensão da palavra, nas quais são desenhadas (ou coladas) figuras e, abaixo
das mesmas, a palavra correspondente, em letra de forma. As cartelas são
cortadas em tiras verticais de forma que a cada letra corresponda um pedaço da
figura.
Exploração:
o professor do AEE deverá fazer a intervenção pedagógica ao estimular os
aspectos de mecanismos da aprendizagem ao entregar para a criança o conjunto de
tiras de cada figura e sugere que a mesma descubra qual palavra poderá ser formada.
A composição da figura é também a composição da palavra.
De
acordo com Vygotsky (1998), a arte de brincar pode ajudar a criança com
necessidades educativas especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a
cercam e consigo mesma, pois o aprendizado é uma ação humana inerente a cada
indivíduo e, se aprender é uma ação individual, pelo contrário, ensinar é um ato
coletivo, no qual se espera que o professor disponibilize a todos os alunos sem
exceção um mesmo conhecimento.
Referências
MAFRA, Sônia Regina
Corrêa. O lúdico e o desenvolvimento da
criança deficiente intelectual. [Paraná]: Secretária de Estado da Educação,
2008. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf>.
Acesso em: 18. Out. 2013.
Os jogos são muito importantes para todo aluno, e se falando do aluno com deficiência tem um significado ainda maior, pois estimulará e motivará o aluno para novas aprendizagens.
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