“O
atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial
que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que
eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas
necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008). Deste modo, “o AEE vem se
apoiando nos recursos da tecnologia assistiva que são recursos e serviços que
visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência.
Procuram aumentar as capacidades funcionais e assim promover a independência e
a autonomia de quem as utiliza”. (MELO, 2007, p. 94). Podemos ainda conceituar
a "tecnologia assistiva como uma
área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover
a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência,
qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT).
"Hoje
em dia é sabido que as tecnologias da
informação e comunicação vêm se tornando de forma
crescente, importantes instrumentos de nossas culturas e, sua utilização, meio
concreto de inclusão e interação no mundo" (LEVY apud BASTOS, 2007, p.30).
Devourny (2007, p. 8) menciona a importância dos profissionais em ajudar os
deficientes na superação das barreiras ao acesso a informação e ao
conhecimento, para contribuir e reduzir o preconceito social e promover maior
integração das pessoas com deficiência.
A Sala
de Recursos Multifuncionais é, portanto, um espaço organizado com materiais
didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o
atendimento às necessidades educacionais especiais. (...) A denominação sala de
recursos multifuncionais se refere ao entendimento de que esse espaço pode ser
utilizado para o atendimento das diversas necessidades educacionais especiais e
para desenvolvimento das diferentes complementações ou suplementações
curriculares. (ALVES, 2006, p. 14). Assim, os profissionais da SRM utilizam as altas
ou baixas tecnologias na tentativa de solucionar as dificuldades apresentadas
pelos alunos.
Segue
abaixo algumas Tecnologias Assistivas-TA que podem ser utilizadas para que os
alunos possam melhorar a suas necessidades e desenvolverem atividades como
recorte, desenho, pintura, leitura, escrita, alimentação, higiene, etc.
Descrição:
“Buscando
construir bases e alicerces para o aprendizado, a criança pequena com
deficiência também necessita experimentar, movimentar-se e deslocar-se (mesmo
do seu jeito diferente); necessita tocar, perceber e comparar; entrar, sair,
compor e desfazer; necessita significar o que percebe com os sentidos, como
qualquer outra criança de sua idade”. Assim a criança com deficiência através
da TA poderá conseguir construir a sua aprendizagem de forma significativa.
Habilidades:
Segundo
Rita Bersch, o uso da TA na escola é um meio de buscar, com criatividade, uma
alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa. É encontrar uma
estratégia para que ele possa fazer de outro jeito. É valorizar o seu jeito de
fazer e aumentar suas capacidades de ação e interação a partir de suas
habilidades. Assim a TA busca melhorar a funcionalidade da vida das pessoas com deficiência para
auxiliar a desenvolver suas habilidades nas atividades de vida diárias – AVDs,
acessibilidade, comunicação, mobiliário e na proposição da educação inclusiva para
autonomia do aluno.
[...]
é necessário que os professores conheçam a diversidade e a complexidade dos
diferentes tipos de deficiência física, para definir estratégias de ensino que
desenvolvam o potencial do aluno. De acordo com a limitação física apresentada
é necessário utilizar recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua
educação buscando viabilizar a participação do aluno nas situações prática
vivenciadas no cotidiano escolar, para que o mesmo, com autonomia, possa
otimizar suas potencialidades e transformar o ambiente em busca de uma melhor
qualidade de vida. (BRASIL, 2006, p. 29)
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ResponderExcluirMuito bem Maria José, como é importante para o professor do AEE está capacitado para utilizar os recursos de baixa e alta tecnologia na sala de recursos multifuncionais e envolver os professores de sala de aula comum a fazerem o mesmo, quando possível usá-lo em suas aulas. Parabéns!
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